quinta-feira, 10 de julho de 2008

Meu melhor amigo

É muito difícil estabelecermos qual seria o nosso melhor amigo, contudo para mim é muito fácil estabelecer, tendo em vista este amigo não me abandonou, mesmo que tenha se afastado por algum tempo (assim que acabou a eleição de 89 até quando o reencontrei no aniversário de um ano do seu filho - Geninho). Eugênio foi aquele amigo que nos acompanha em todos os momentos, aquele que afastam não por nossa causa, mas porque se sentem mal consigo mesmo e precisam melhorar para retomar a vida e as amizades das quais havia se afastado.
Eugênio é daqueles amigos que ficam na memória para sempre, por ser engraçado, meio-maluco, contestador, incisivo, questionador. Daqueles amigos que correm atrás de você e não de você como muito acontece, afinal se você não me serve para que você me serve, entretanto Eugênio estava muito acima disto, porque sempre me enviou seu jornal, sempre fez questão de irmos ao seu aniversário e do Geninho, sempre nos convidou para todos os momentos de sua vida, era aquele amigo sempre presente.
Tudo que lembro de Eugênio ou é engraçado, como os vários momentos em que demos risadas juntos das coisas que aconteciam conosco, é sensível, gostava de poesia, boa música, muita literatura e uma preocupação para o outro, poucas vezes vistas em outras pessoas, é inteligente, pela sua constante pesquisa de assuntos que vão do folclore á cabala, da filosofia ao surrealismo, de política á problemas com a saúde e na educação.É Eugênio sempre foi muito eclético.
Lembro-me muito bem da noite de autógrafos acontecida nos idos de 1988 na cantina Cê que sabe , no Bixiga, que foi muito concorrida com vários artistas, muita comida e muita alegria.
Lembro-me de nossas discussões sobre política e principalmente nas questões literárias, afinal ele era Surrealista e eu Concretista , várias vezes debatemos as diferenças ideológicas entre estes dois movimentos literários, apesar das discussões e das posições contrárias, nunca houve um confronto mais ríspido, porque eu não conseguia ficar aborrecido com Eugênio, afinal eu sabia que logo mais estaríamos discutindo de novo.
Tudo que consigo lembrar de Eugênio é sua alegria, sua sensibilidade, sua inteligência, principalmente sua amizade, a verdadeira amizade que nos coloca no eixo, apontando nossos erros, quando precisamos, chorando conosco, quando necessitamos, apoiando nos , quando não tínhamos mais ânimo e apoio de ninguém, portanto somente uma pessoa assim é posso chamar de meu melhor amigo, é essa pessoa era Eugênio de Lima Martins, a quem posso chamar realmente de meu melhor amigo.

Nenhum comentário: